Neste domingo (23), o bilionário Elon Musk surpreendeu o mundo ao anunciar que o Twitter passará por uma grande transformação e mudará seu nome para "X". Com a mudança, a rede social icônica do passarinho azul dará lugar a um novo logo com a vigésima quarta letra do alfabeto romano.
A mudança não se restringirá apenas ao nome, mas abrangerá toda a identidade visual da plataforma, que trocará o distintivo azul por um elegante preto. Elon Musk chegou a fazer uma votação em seu perfil para que os usuários escolhessem entre a cor preta e branca, sendo que a primeira opção acabou vencendo.
"Em breve diremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos", escreveu o dono da plataforma em uma mensagem publicada na madrugada deste domingo no horário de Brasília.
And soon we shall bid adieu to the twitter brand and, gradually, all the birds
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Próximo das 15h no fuso horário brasileiro, Musk anunciou que o domínio www.x.com já está sendo automaticamente redirecionado para o Twitter com a nova identidade visual.
O magnata ainda colocou como destaque em seu perfil no Twitter um vídeo curto com uma letra "X" acompanhada de diversos efeitos de partículas, sugerindo que esse pode ser o novo logo.
— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Essa não é a primeira vez que Elon Musk adota o nome "X" para uma de suas empresas. Nos anos 90, ele fundou o banco online X.com em parceria com seu mentor de negócios, Greg Kouri, que posteriormente se fundiu ao PayPal.
Apesar de Musk não ter revelado muitos detalhes sobre a decisão, tudo indica que a mudança faz parte de seu plano de criar um super app. Desde que adquiriu o Twitter no final do ano passado, ele manifestou o desejo de desenvolver uma plataforma que ofereça uma variedade de serviços, como visualização de vídeos, compras online, mensagens e muito mais.
Uma das inspirações do empresário foi o WeChat, um super app chinês com mais de 1 bilhão de usuários, que oferece uma gama diversificada de funcionalidades, como pagamento digital, compras, streaming, mídia social, mensagens, serviços de transporte e muito mais.
Os novos planos de Elon Musk para o Twitter, agora "X", também visam aliviar a situação financeira da empresa, que vem enfrentando dificuldades. O empresário reconheceu que a companhia corre riscos de fechar devido às dívidas e à perda de 50% dos anunciantes.
O mundo aguarda ansiosamente por mais detalhes sobre essa revolução na plataforma de mídia social e como a transição para o "X" impactará os milhões de usuários em todo o mundo.
Fonte: Tecmundo
© imagens Forbes