Morre o dublador brasileiro Gileno Santoro, conhecido por dar voz ao icônico personagem Mestre Kame no anime Dragon Ball Z. Aos 74 anos, santoro faleceu no último sábado (15), e a causa da morte não foi divulgada.
A notícia foi confirmada pelo diretor de dublagem do estúdio Centauro, Mauro Eduardo, no Twitter, e pelo dublador de Goku, Wendel Bezerra, através do Instagram. Bezerra lamentou a perda e afirmou que o Brasil perdeu uma pessoa incrível, um talentoso dublador que marcou muita gente.
Gileno Santoro começou sua carreira na dublagem aos 48 anos, em 1996, no estúdio BKS. Ele se destacou principalmente por sua atuação em animações japonesas, dando voz a personagens como Tio Chan em "As aventuras de Jackie Chan", Professor Hubert Farnsworth em "Futurama", Yoki em "Fullmetal Alchemist" e em outras produções como "Pokémon", "Naruto", "Yu-Gi-Oh", "Cowboy Bebop", "Akira", "Neon Genesis Evangelion" e "Hunter x Hunter".
Santoro também dublou produções ocidentais, como os filmes "O cão e a raposa" e "Os Rugrats e os Thornberrys vão aprontar" e as séries "Franklin", "Gravity falls" e "Rugrats". Além disso, ele participou de filmes em live-action, como o faroeste "A vingança de um pistoleiro", e programas de TV, como o clássico "Você decide".
Com uma carreira marcada por trabalhos de qualidade, Gileno Santoro deixou sua marca na dublagem brasileira. Sua interpretação do Mestre Kame em "Dragon Ball Z" ficará para sempre na memória dos fãs da série, assim como sua dedicação e talento em dar vida a diversos outros personagens queridos por muitos.
Fonte: O Globo