O serviço de curiosidades online UberFacts divulgou recentemente um infográfico listando as bases de fãs mais tóxicas nas redes sociais, com base no número de palavras negativas usadas em seus comentários. Surpreendentemente, várias franquias de anime e mangá aparecem no topo da lista.
Em primeiro lugar, temos One Punch Man, possivelmente devido a conflitos gerados por discussões sobre a personagem Tatsumaki, que alguns afirmam ser menor de idade e não deve ser sexualizada. Em segundo lugar, temos as franquias Death Note e One Piece, com a última sendo alvo de críticas por parte de fãs arrogantes que afirmam que a história é a maior já escrita e insultam aqueles que pensam o contrário.
O terceiro lugar é compartilhado pelas franquias Kimetsu no Yaiba e Fullmetal Alchemist. Kimetsu no Yaiba é frequentemente alvo de ataques de "anti-fãs", o que acaba provocando a verdadeira base de fãs da franquia e gerando conflitos nas redes sociais. Já os fãs de Fullmetal Alchemist são criticados por sua arrogância, garantindo que "existe e não haverá um anime melhor na história do que Fullmetal Alchemist: Brotherhood", sabotando pontuações no MyAnimeList e afetando os esforços de outras bases de fãs.
Mais abaixo na lista, encontramos outras franquias populares como Dragon Ball Z, Shingeki no Kyojin, Boku no Hero Academia, Neon Genesis Evangelion, Cowboy Bebop e BLEACH dividindo a nona posição com Elfen Lied. A presença de tantas franquias de anime e mangá no ranking destaca a intensidade das discussões entre os fãs dessas séries nas redes sociais.
No entanto, é importante lembrar que o UberFacts já foi criticado por apresentar dados incorretos no passado, e que a veracidade dessas informações pode ser questionada. Ainda assim, é interessante notar como as comunidades de fãs podem ser tão apaixonadas a ponto de gerar conflitos e discussões acaloradas nas redes sociais.
Confira a imagem do Grafico:
Fonte: Kudasai