O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na quarta-feira (1º) que as Olimpíadas de eSports serão realizadas em junho deste ano, em Cingapura. Jogadores de todo o mundo poderão participar das rodadas de qualificação e os finalistas se enfrentarão ao vivo e presencialmente. O vencedor estará apto a disputar as Finais Olímpicas de eSports, programadas entre os dias 22 e 25 de junho.
Inicialmente, nove esportes eletrônicos foram confirmados para as Olimpíadas: beisebol, ciclismo, dança, motorsport, Taekwondo, Tênis, Tiro com arco, Vela e Xadrez. As finais serão transmitidas pelas redes sociais do COI e pelo site das Olimpíadas.
Em 2021, mais de 250 mil participantes de 100 diferentes países participaram da competição, e o COI espera que esse número mais que dobre em 2023.
O anúncio ocorre em meio à polêmica sobre se os eSports são ou não esportes. A ministra do Esporte, Ana Moser, não considera os eSports como esportes e os vê como parte da indústria de entretenimento. Porém, o COI tem outra visão e estuda até mesmo acrescentar modalidades de eSports ao cronograma oficial dos Jogos Olímpicos de verão.
O programa completo e os detalhes sobre como adquirir ingressos para a Semana Olímpica de eSports 2023 serão divulgados em abril.
Fonte: O TEMPO eSports