Por que os japoneses gostam de tentáculos em animes e mangás adultos? Essa pergunta é feita frequentemente pelos fãs de animação japonesa que já se depararam com esses elementos nas cenas. Seria uma questão de fetiche ou apenas uma mania japonesa?
O uso de tentáculos em animes com conteúdo adulto é denominado shokushu goukan (触手強姦) no Japão. O termo descreve uma criatura com tentáculos que é utilizada para "desonrar" personagens de animes, mangás ou livros.
A primeira vez que os tentáculos apareceram foi em um OVA chamado Kyoushoku Soukou Guyver (Guyver: Out of Control) em 1986. Embora não tenha implicações sexuais reais, a primeira aparição com conotações sexuais é frequentemente creditada à série de mangá Youjuu. Invasão) de 1990.
No Japão, conteúdo adulto é censurado desde 1907. Tanto os filmes eróticos quanto as animações japonesas não podem mostrar partes íntimas (exceto seios), colocando um mosaico. Os tentáculos e outras coisas estranhas e assustadoras nas animações japonesas para adultos são feitos para contornar a Lei de Censura no Japão. As autoridades não podem proibir ou forçar a censura de partes não humanas.
Os tentáculos foram uma tendência no final dos anos 80 e início dos anos 90, como já mencionado, para contornar a censura de conteúdo adulto. Hoje em dia, no anime tradicional, os tentáculos são usados para fanservice.
Apesar de terem sido populares nos anos 90, hoje é raro um anime +18 ter tantos tentáculos quanto antes. A indústria criou outros meios para contornar a censura. Para muitos otakus, os que têm tentáculos parecem menos interessantes.
Bem é completamente errado generalizar e dizer que os japoneses gostam de tentáculos em H, já que isso nada mais é do que um estereótipo que se popularizou nos anos 90. Assim como nos anos 90, o anime era comum no espaço. E com um pavio, os tentáculos nada mais são do que uma fase que ainda hoje tem vestígios. O que você pensa sobre este assunto?
Fonte: AntoJai