A Steam, uma plataforma de distribuição de jogos, decidiu não lançar o jogo "!Ω Factorial Omega: My Dystopian Robot Girlfriend" devido ao conteúdo sendo rotulado como "pornografia infantil", devido ao design dos personagens anime que parecem menores de idade. O desenvolvedor expressou frustração com a decisão, já que ele havia feito alterações no jogo para atender às exigências do Steam.
O desenvolvedor compartilhou a mensagem que recebeu, que escreveu:
- Após a análise, não poderemos lançar seu jogo “!Ω Factorial Omega: My Dystopian Robot Girlfriend” no Steam. Embora nos esforcemos para distribuir a maioria dos títulos enviados a nós, descobrimos que esse título contém temas, imagens ou descrições que não podemos distribuir.
- Independentemente das intenções de um desenvolvedor com seu produto, não distribuiremos conteúdo que acreditemos retratar conduta sexual envolvendo um menor. Embora cada produto proposto seja único, se o seu produto apresentar essa representação, mesmo que de forma sutil que possa ser definida como uma "área cinzenta", ele será rejeitado pelo Steam.
- Por exemplo, definir seu jogo em uma escola secundária, mas declarar que seus personagens são maiores de idade se enquadraria nessa categoria e seria proibido. Este aplicativo foi banido e não pode ser reutilizado. Não serão aceitas novas tentativas de aplicação deste jogo, mesmo com modificações.
O desenvolvedor expressou sua frustração nas redes sociais, porque uma série de alterações no videogame precisam ser feitas para poder ser aplicadas ao seu lançamento no Steam , como ele escreveu:
- "Configurando a página do Steam, criando todos os recursos para a loja, tornando o jogo compatível com o Steam: salvamentos na nuvem, conquistas, etc. Tudo se foi. É uma perda de tempo… ".
Ele também criticou a arbitrariedade do Steam sobre os jogos permitidos na plataforma, apontando para outros jogos com conteúdo sexual explícito e problemático que ainda estão disponíveis.
A decisão do Steam gerou comentários diversos, incluindo críticas à sua política de conteúdo e alegações de censura arbitrária.
Confira alguns comentários:
- "O Steam ficou grande demais para se preocupar com um segmento de mercado individual."
- "É a porra de um robô! É essencialmente uma boneca sexual senciente. Não que nenhum desses argumentos importe quando se trata da censura arbitrária do Steam."
- "Você não pode envergonhar os gordos, mas pode envergonhar os lisos ."
- "Dar idades a personagens fictícios foi um erro".
- "Não se preocupem, pessoal. Em breve, eles aprovarão outros 30 jogos "Sexo com Hitler" e centenas de jogos peludos nojentos. Meu Deus, os jogos modernos são um lixo… "