A notícia recente sobre um indivíduo pedófilo que abusou de vários menores de idade, e que afirmou ter imitado situações vistas em um doujinshi h, tem gerado uma série de debates entre os usuários japoneses. Em um fórum de comentários, o usuário @ronpasan0 iniciou o debate compartilhando a notícia e escrevendo:
"Existem algumas pessoas que são muito protetoras do mangá, mas é fato que dez menores foram estupradas usando as técnicas descritas no mangá como modelo. Então, você pode dizer às meninas que foram vítimas desse valentão: “Não, o valentão é um cara mau, mas o mangá que o inspirou não tem nada a ver com isso?”".
Isso gerou uma resposta do usuário @LAmeltingorder, que escreveu:
"Posso dizê-lo. Até as vítimas querem que o próprio abusador seja julgado, não se importam com o mangá. Você é quem quer que o conteúdo do mangá seja julgado".
A resposta atraiu o usuário @oEM7Dfk8fJIMKy4, que argumentou ser natural que as vítimas desejem evitar a reincidência e que, se o abuso foi causado por um h, é necessário eliminar essa causa para evitar futuros casos.
@LAmeltingorder respondeu novamente, argumentando que não é possível dizer que o h é uma "causa" ou "fator causal" apenas porque um criminoso s_x_al que se identifica como leitor de mangá h apareceu, e que mesmo que o h seja regulamentado, isso não diminuirá o número de vítimas. Por fim, @alpha_n_zeta deu uma resposta que se tornou popular nos fóruns de comentários, afirmando "A regulamentação do mangá h não reduz o crime”. Não vejo sentido em defender esses mangás. Existem medidas que podem ser adotadas, como regulamentação e sanções mais duras. De fato, a direção alcoolizada diminuiu muito graças a medidas semelhantes".
O debate sobre se o h tem um efeito no aumento de casos de abuso s_x_al de menores e se a regulamentação desse conteúdo é justificada ainda não tem uma resposta definitiva. Cada um tem sua opinião sobre o assunto.
Fonte: Yaraon!