No último dia de 2022, a produção do anime Tokyo Revengers orgulhosamente revelou a sequência de abertura da segunda temporada do projeto, que traz a música tema "White Noise" interpretada por Official Hige Dandism. Enquanto a produção esperava uma reação positiva (o que definitivamente teve), talvez eles não esperassem que os fãs detectassem um detalhe tão curioso.
Abertura de Tokyo Revengers completa:
Uma parte desta nova sequência de abertura, especificamente aquela que cobre os segundos 00:53 a 00:58, é completamente idêntica a outra seção da segunda sequência de abertura do anime To aru Majutsu no Index (A Certain Magical Index). Esta seção de comparação começa em 00:46 desta sequência.
Abertura de o aru Majutsu no Index completa:
Mas para que você não saia calculando tempos, melhor rever a comparação das duas seções, onde você poderá perceber que ambas as sequências são idênticas. Não só porque as mudanças de câmera acontecem ao mesmo tempo, mas porque as posições, as expressões, tudo se encaixa perfeitamente. Exceto, claro, o ano da transmissão, já que a segunda sequência de Toaru Majutsu no Index data do início de 2009, quatorze anos atrás!
Cena que acusada de plagio:
Plágio ou referência? Obviamente, a popularidade de Tokyo Revengers caiu desde o final do mangá que decepcionou grande parte da base de fãs, e desde que Kodansha decidiu entregar os direitos de transmissão para Disney Plus, uma plataforma que pouco ou nada se importa em realmente transmitir a série para o mundo inteiro.
Diante dos pontos negativos anteriores, é evidente que muitos qualificam isso como "plágio", embora isso ainda esteja em debate. É inegável que os storyboards são idênticos em ambas as sequências, mas é difícil estabelecer quais seriam os requisitos para considerá-lo plágio como tal. Cabe ressaltar que a LIDEN FILMS é uma empresa criada em 2012, anos após o primeiro anime Toaru Majutsu no Index, então não pode ser usado como desculpa que "eles ajudaram naquela sequência naquela época".
Mas algo convincente seria, por que Chainsaw Man é aplaudido por todas as suas "referências" ao cinema, mas Tokyo Revengers é criticado? A resposta clara é a reputação que ambas as franquias têm. É por isso mesmo que não pode ser qualificado como plágio, mas como referência. Afinal, até 86: Eighty-Six tem cenas perigosamente parecidas com Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans!
Fonte: @DailyMangas