A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou as indicações para o 95º Oscar, também conhecido como Oscar. Riz Ahmed e Allison Williams anunciaram a lista durante uma transmissão ao vivo, mas importa referir que nenhum filme de anime (produzido no Japão) conseguiu uma nomeação para estes prêmios, como tem acontecido nos anos anteriores.
Inu-Oh por Masaaki Yuasa e Science SARU; Ame wo Tsugeru Hyouryuu Danchi (Drifting Home) por Hiroyasu Ishida e Studio Colorido; e adeus, Don Glees! por Atusko Ishizuka e Madhouse, estavam na lista final para esses prêmios, mas acabaram não sendo escolhidos para a lista final de indicações.
Os vencedores serão anunciados no dia 12 de março, em cerimônia que será amplamente transmitida, e os indicados na categoria de animação foram: Guillermo del Toro’s Pinocchio (Pinóquio); Marcel the Shell with Shoes On; Puss in Boots: The Last Wish (Gato de Botas 2: O Último Pedido); The Sea Beast (A Fera do Mar); e Turning Red (Red: Crescer é uma Fera), sendo este último da The Walt Disney Pictures.
Recorde-se que na edição de 2022 também não houve filmes de anime nomeados para os Óscares. No entanto, houve vários prêmios na indústria cinematográfica japonesa, mas em live-action. “ Drive My Car” do diretor Ryusuke Hamaguchi e do produtor Terushisa Yamamoto foi indicado para “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Roteiro Adaptado” no ano passado, enquanto Hamaguchi também foi indicado para “Melhor Diretor”, embora no final o filme ganhou apenas “Melhor Filme Internacional”.