Nos últimos anos, a indústria anime cresceu em escala e está a ganhar dinheiro como nunca antes. Com o mangá também em alta, todos os olhos estão voltados para a indústria anime que registou os seus maiores lucros desde 2002.
Os dados vêm do relatório anual da Association of Japanese Animations (AJA) que todos os anos publica um relatório a detalhar como a indústria diminuiu ou cresceu no ano passado.
Segundo o relatório, a indústria de animação no Japão cresceu mais de 13% ano após ano em 2022. Isso acabou por gerar ganhos para a indústria de mais de 20,6 bilhões de dólares. Esse número acontece depois do mercado encolher ligeiramente em 2021 devido a atrasos relacionados com a pandemia. Os especialistas previram que levaria 2 a 3 anos para a indústria recuperar das perdas, mas a indústria anime superou o déficit num único ano.
Quanto ao que expandiu os lucros da indústria, a AJA revela que o entretenimento ao vivo fez o regresso mais intenso ano após ano. A área saltou quase 97% desde 2021, à medida que as restrições pandémicas no Japão diminuíram. Essas regras foram relaxadas globalmente, e a indústria anime capitalizou e muito com o regresso do entretenimento ao vivo.
O outro grande salto no relatório da indústria deste ano é a distribuição pela Internet. O mercado cresceu quase 66% em relação ao ano anterior. Esse salto aconteceu graças a serviços de streaming como Disney+ e Netflix. Mais e mais empresas estão a entrar no trem do hype do anime, e isso significa que licenciam animes e a encomendar originais. Obviamente, esses pedidos canalizam mais dinheiro para o setor como um todo.
Fonte: OtakuPT