O mundo ficou chocado com a aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk. Entre demissões, promessas de mudanças na rede social e muito drama, a diferença começou a ser notada, e muitas pessoas estão chateadas com as mudanças, embora haja quem esteja gostando.
Uma das coisas que mais chamou a atenção em toda essa situação é a demissão em massa de funcionários do Twitter em todo o mundo. Para os usuários japoneses, isso foi notado nos Trend Topics da rede, mudando de tópicos feministas, K-pop e políticos para tópicos muito mais amigáveis, como Sword Art Online, Gundam, Uma Musume e um longo etc.
O Twitter é a rede social mais popular do Japão, e parece que essa mudança nos tópicos da rede foi do agrado dos usuários daquele país, já que eles consideram mais divertido mostrar “tópicos reais ao invés de tópicos manipulados”.
Através de seu perfil no Twitter, a jornalista feminista japonesa Ikuko Takeshita publicou a seguinte mensagem:
Realmente parece que o feed de notícias do Twitter não foi atualizado, nós da mídia passamos pelo processo de criar momentos para nossos próprios artigos – entrar em contato com a equipe do Twitter – sendo escolhidos ou não após a revisão, mas esse processo faz sentido?
Uma mensagem que nos faz pensar se os trend topics foram manipulados pela equipe do Twitter e pelos jornalistas para manter os assuntos políticos e sociais em alta.
É sempre difícil falar sobre esses assuntos, por um lado as tendências podem ser manipuladas para colocar tópicos específicos na conversa nas redes e por outro, podemos estar presenciando censura para manter a rede "amigável". Não é a primeira vez que portais e usuários no Japão manifestam sua insatisfação com a presença de temas progressivos ocidentais, entretanto, a única certeza é que os japoneses ficam encantados ao ver animes, ídolos japoneses, séries e entretenimento nos temas frequentes da rede de pássaros azul.
Fonte: Twitter