Como muitos de vocês devem ter notado, praticamente qualquer exibição de genitália no Japão deve ser censurada. Isso inclui mangá e anime. Isso se deve ao artigo 175 do Código Penal Japonês, que afirma que “qualquer pessoa que distribua, venda ou divulgue publicamente uma escrita, imagem ou outro material obsceno será punido”. Mas como é que as action-figures escapam a desta lei?
Acontece que as figures pornográficas (ou melhor, figures h_ntai) podem exibir livremente genitais como vulvas em personagens femininas e até mesmo pênis intercambiáveis (tanto flácidos quanto eretos) em personagens masculinos. Aparentemente não há restrições neste caso além da embalagem, já que são vendidas em caixas com ilustrações totalmente censuradas.
Isso foi explicado há vários anos em um artigo da Forbes que incluía uma entrevista com Frances Delgado , uma colecionadora de Los Angeles que é especialista no assunto:
Eu tive a oportunidade de entrevistar Aki Takanori da Good Smile Company para o meu blog pessoal, mas devido a todas as complicações com o AX Live, eu já tinha dado todas as minhas perguntas da entrevista para a equipe do AX usar em sua entrevista com ele. Então, quando tive a oportunidade de entrevistá-lo, percebi que já havia dado todas as minhas boas perguntas. Eu decidi: "Vou fazer a ele as perguntas que eu quero saber por mim mesmo como seu fã."
Uma das perguntas que me lembro de ter feito a ele foi: “Como os fabricantes de figuras japonesas contornam as leis de censura no Japão?” A censura no Japão é muito rigorosa e a nudez total não pode ser mostrada. Mas muitas figuras são totalmente detalhadas e não há censura. Ele disse que havia uma brecha legal porque as figuras são tecnicamente esculturas. Ele ficou surpreso que ela lhe fez a pergunta.
Eu não esperava que um fã do Ocidente tivesse feito tanta pesquisa sobre seu produto. No final, dei-lhe os meus cartões de visita, que têm fotos que tirei das minhas figuras para o meu blog. Ele e seu tradutor saíram da sala e eu pensei que era isso.
Fonte: Forbes