Talvez você já tenha notado nas redes sociais, mas o jogo MMORPG Tower of Fantasy está se tornando uma tendência porque foi lançado globalmente. Alguns até o chamaram de ‘assassino de Genshin‘, embora não faça muito sentido, considerando que eles são de gêneros completamente diferentes. No entanto, o que chamou a atenção recentemente foi que um usuário do Twitter alegou que o lançamento global foi censurado, embora não seja totalmente verdade.
O usuário compartilhou quatro capturas de tela comparativas de designs de personagens supostamente alterados, escrevendo com aparente frustração: ‘Eu já sabia que a censura estava chegando à Tower of Fantasy, pois o Hotta Studio é uma das empresas da Tencent, um dos meus seguidores me avisou sobre isso, nem mesmo a HoYverse tem este tipo de censura.”
No entanto, começaram a chegar opiniões à publicação apontando que essa censura não vem da China, e que existe desde antes mesmo de ser decidido o lançamento do jogo. Alguns comentários a este respeito mencionaram o seguinte:
“Você percebe que a “censura” de Shirli (a loira) não é uma coisa global, certo? Shirli passou por uma reformulação e a versão censurada é a que o servidor chinês tinha no lançamento, e é claro que faz sentido que tenhamos a mesma. Por favor, pare de espalhar informações falsas.”
“[Depois do tópico] Sim, infelizmente, quando eles revelaram o jogo pela primeira vez, eles receberam muitas críticas pelo estilo de arte e design de personagens, então eles fizeram uma grande revisão de ambos e o que o post mostrou é essa comparação. Não parece que a versão global será censurada, então eu não me preocuparia muito.”
Com o exposto podemos verificar que as alterações referem-se às primeiras versões do game em toda a sua história, e que posteriormente passaram para as versões atualmente disponíveis em servidores na Ásia. Ou seja, parece não haver censura alguma no lançamento global, já que os mesmos designs ‘aprovados’ estão sendo usados após uma revisão do mesmo desenvolvedor.
Sobre Tower of Fantasy:
Em Tower of Fantasy, recursos cada vez menores e falta de energia forçaram a humanidade a deixar a Terra e migrar para Aida, um mundo alienígena exuberante e habitável. Lá, eles observaram o cometa Mara e descobriram uma energia desconhecida, mas poderosa, chamada ‘Omnium‘ contida nele. Eles construíram a Torre Omnium para capturar Mara, mas devido à influência da radiação Omnium, um desastre catastrófico aconteceu em seu novo mundo.
Fonte: Twitter/Animeunited