O usuário do Twitter “Refused Classification (@RefusedC)” compartilhou uma captura de tela da Australian Publication Classification, revelando que o segundo, quarto, décimo terceiro e décimo quinto volumes do mangá escrito por Saki Hasemi e ilustrado por Kentarou Yabuki, To LOVE- Ru Darkness, foram proibidos para distribuição no país.
Esses quatro volumes receberam a categoria “RC (Refused Classification)”, que se refere a filmes, jogos de computador e publicações que não podem ser legalmente vendidos, alugados, anunciados ou importados para a Austrália. O material classificado como RC tem conteúdo de alto impacto e está fora dos padrões comunitários geralmente aceitos na Austrália.
Six volumes of @gomanga releases of TO LOVE RU DARKNESS were seized by Border Force Western Australia & submitted to the Classification Board. Volumes 2, 4, 13 & 15 were banned, while Volumes 1 & 17 received Category 1 ratings. pic.twitter.com/fQbZp2c7op
— Refused Classification (@RefusedC) July 27, 2022
O interessante é que o primeiro e o décimo sétimo volume conseguiram se infiltrar nas publicações aceitas com a categoria “CAT1 (Categoria 1 Restrita)”, que se refere a publicações que geralmente contêm imagens de nudez sexualizada e devem ser distribuídas em um pacote fechado. Suas capas devem ser adequadas para exibição pública. Certamente não é a primeira ou última vez que a indústria de mangás e light novels não chega legalmente às mãos dos fãs na Austrália.
Fonte: Classificação australiana via @RefusedC no Twitter