O zoom serviço de chamadas, que ficou bastante popular durante a pandemia do coronavírus, está testando formas para mostrar anúncios para os usuários que utilizam a versão gratuita do app. A princípio a publicidade será exibida ao final da videochamada na página do navegador. Com relação aos usuários do plano Básico só assistiram às propagandas caso entrem em uma reunião hospedada por outro assinante Básico.
No plano gratuito, o serviço permite ligações individuais ilimitadas e chamadas em grupos com até 100 participantes com no máximo 40 minutos de duração. App se popularizou devido a suas poucas restrições aos usuários. Até alguns recursos que antes eram apenas pagos, como a criptografia de ponta a ponta, acabaram chegando na versão Básica.
Divulgação: Zoom/Blog |
Já nas versões pagas, o limite de tempo não existe e até 500 pessoas podem estar simultaneamente em uma reunião. Segundo a empresa em postagem no seu blog, os anúncios são uma forma do Zoom continuar com poucas limitações em sua versão grátis.
"Os usuários na camada Básica do serviço só verão anúncios se ingressarem em uma reunião hospedada por outro usuário da camada Básica”, diz o texto. A empresa ainda destaca que não vai utilizar ferramentas para direcionar anúncios de acordo com o assunto da reunião ou qualquer modelo do tipo."
Os anúncios do Zoom estão em fase de testes para alguns usuários em países selecionados e ainda não há uma previsão de quando o recurso deve chegar para o público geral.
Com Informações do Olhar Digital e Blog do Zoom