Um cibercriminoso anônimo afirma ter vazado todo o código-fonte, incluindo os relatórios de pagamento de streamers, da Twitch. O usuário postou o link com 125 GB no 4chan nesta quarta-feira (6) dizendo que o objetivo do vazamento é "promover disrupção e competição no espaço do streaming online" já que a "comunidade [da Twitch] é uma repugnante fossa tóxica."
Além das informações sobre a plataforma e seus usuários, o vazamento também revelou que a Amazon Game Studios estava trabalhando em uma plataforma para competir com a Steam. Até o momento, não existem mais detalhes sobre a suposta loja de games, mas o projeto foi vazado com o codinome "Vapor".
Segundo o criminoso, o arquivo inclui:
- Todo o source code da Twitch
- Histórico de comentários desde “o início da plataforma”
- Relatórios de pagamento a criadores de 2019
- Clientes Twitch para o mobile, desktop e consoles
- SDKs e serviços internos da AWS usados pela Twitch
- "Todas as outras propriedades detidas pela Twitch", incluindo o IGDB e CurseForge
- Suposto concorrente da Steam, com o nome de código Vapor, dos AGS
- Ferramentas internas de segurança
Nos documentos, é possível ver que streamers famosos da plataforma, como Shroud, Nickmercs e DrLupo faturaram milhões de dólares com conteúdos no site. Uma fonte anônima contou à VGC que as informações são legítimas. No post, o leaker afirma que esta é apenas a primeira parte dos conteúdos que disponibilizará.
Atualização (06/10, às 13h20): A Twitch está ciente do ocorrido e já se pronunciou no Twitter. O streaming confirma que ainda não sabe qual é a dimensão do problema. "Podemos confirmar que uma violação ocorreu. Nossas equipes estão trabalhando com urgência para entender a extensão disso. Atualizaremos a comunidade assim que informações adicionais estiverem disponíveis. Obrigado por nos aguentar."
Tecmundo