Após o vazamento de uma versão do Windows 11 nesta terça-feira (15) e o primeiro contato com a nova interface do sistema, algumas perguntas vêm à tona. Uma delas é: o Windows 11 será gratuito? A resposta mais provável é que sim, o Windows 11 deve chegar como uma atualização gratuita para quem tem Windows 10, e também para as versões mais antigas, o Windows 7 e 8.1.
De acordo com informações publicadas pelo XDA Developers no fim desta tarde, o Windows 10 tem chaves de configuração de produto com suporte ao Windows 7 e 8.1 Quem usa Windows 8 terá que atualizar para o 8.1 antes de realizar o upgrade para a versão mais recente, como já acontecia com o Windows 10.
A possibilidade de que a atualização para o Windows 11 seja feita de forma gratuita é plausível, uma vez que a Microsoft está trazendo essencialmente mudanças visuais ao sistema, e nada muito diferente em termos de funcionalidades.
Além disso, segundo o CEO Satya Nadella, o Windows 10 já está presente em 1,3 bilhão de computadores no mundo todo – e, visto que a empresa tem se gabado por este feito, parece pouco provável que a big tech esteja disposta a segmentar novamente sua base de clientes neste momento.
Windows 11 traz mudanças visuais do Sun Valley
Os rumores sobre o update Sun Valley já circulavam na mídia há alguns meses, mas inicialmente, esperava-se que a atualização estética do sistema fosse parte do Windows 10. Recentemente, fomos surpreendidos com o fato de que a Microsoft pretende lançar a nova versão como Windows 11 – ainda que não haja muita diferença em quesitos funcionais.
O Windows 11 traz uma interface mais limpa e moderna, e deve ser o primeiro passo para uma nova era do sistema. A Microsoft pretende que as novidades contribuam para o rejuvenescimento da plataforma. Entre as mudanças, está o redesenho da barra de tarefas e do menu Iniciar, janelas com bordas arredondadas e novos ícones.
A Microsoft Store também deve ganhar uma nova roupagem e políticas mais flexíveis para englobar mais programas e desenvolvedores.
O anúncio do Windows 11 é esperado para o dia 24 de junho.
XDA Developers./Tecnoblog