A GEM Partners, uma empresa de marketing japonesa com foco na indústria do entretenimento, divulgou o "Film Industry Performance Report "no Japão em 19 de março, uma análise que fornece o estado atual da indústria cinematográfica no Japão. E os efeitos do COVID-19 pandemia.
O gráfico acima mostra a porcentagem de participantes que viram um filme produzido primeiro no Japão, depois filmes estrangeiros e, por fim, filmes relançados. Os próprios gráficos são separados entre produções live-action e produções de animação. Adicionalmente, a linha preta indica o percentual obtido no ano imediatamente anterior.
Assim, em 2020 a categoria de “Filmes Japoneses (Animação)” teve o maior percentual de assistentes, com um aumento significativo de doze pontos em relação ao ano anterior. Isso foi atribuído ao lançamento do filme Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen, feito em 16 de outubro de 2020, que se tornou o filme de maior bilheteria da história japonesa. Por outro lado, a categoria de "Filmes Estrangeiros", tanto live-action quanto animação, diminuiu devido aos atrasos vividos pela pandemia COVID-19.
Enquanto o aumento em "Filmes Japoneses (Animação)" foi significativo, vale destacar o aumento de 3,7 para 8,5 pontos na categoria de "Filmes Clássicos (Relançamentos)" , tornando-se a segunda melhor categoria em acréscimos no ano. 2020.
A GEM Partners observou que os dados foram obtidos por meio de sua pesquisa anual de consumo habitual. “É possível concluir que durante os dias estressantes de isolamento devido à pandemia de COVID-19, as pessoas que comparecem regularmente às re-estreias estavam muito mais motivadas em 2020", explica o relatório. Por fim, a empresa obteve a informação entre 23 e 24 de janeiro de 2021, com 9.495 participações de espectadores que compareceram aos cinemas em 2020. O relatório também está disponível na versão impressa no Japão.
Fonte: Acesse Aqui!