Este mês o mangá Hunter x Hunter de Yoshihiro Togashi quebrou o seu recorde de hiato, nunca o mangá esteve tanto tempo sem ser publicado.
Pra quem não sabe, Togashi sofre de dores cronicas e debilitantes nas costas há anos. Essa condição obriga-o a fazer pausas frequentes, e em algumas notas de autor ele transmitiu aos fãs o quanto debilitante é o seu problema de saúde.
Togashi descreveu em notas algumas das dificuldades que ele encontra no seu dia-a-dia:
A alegria de poder sentar na sanita ou numa cadeira. O interessante sobre o corpo é que ele não faz coco quando estamos acamados.
Preso na cama -> Rastejar de quatro -> Encontrar ajuda -> Lutar para se levantar e ir para o hospital.
A pior parte da dor nas costas é que só depois de melhorar um pouco é que você pode ir ao hospital.
Quando a sua dor é dez na escala de 1 para 10, você não consegue mover o seu corpo nem um centímetro durante a noite.
Como podem ver os problemas de saúde de Yoshihiro Togashi são bem debilitantes e em 2018 ele afirmou que não sabia o que iria terminar primeiro, o mangá ou a sua vida.
Na entrevista podemos ler:
Eu também preciso de pensar em encerrar Hunter x Hunter de uma vez por todas. Houve muitas vezes em que ele parou de aparecer nas páginas da Shonen Jump e tenho a certeza de que as pessoas se estão a perguntar o que eu estou a fazer. Mas assim como um comediante não aparece na TV às vezes, ele ainda está a trabalhar em outro lugar, e eu estou a trabalhar todos os dias.
Às vezes eu não tenho a certeza do que vai expirar primeiro, o mangá ou eu.
Fonte: OtakuPT